C2ARQUITECTOS
voltar

 
C2ARQUITECTOS
 
  serviços
   
  Lar de Idosos
(Assumar)
 

Lar de idosos da Fundação Vaquinhas e Velez do peso no Assumar

"Conservar a esperança equivale a não envelhecer. A velhice é mais do que cabelos brancos e rugas. É o sentimento de que é tarde demais, de que o palco já pertence a outra geração. A verdadeira doença da velhice não é o enfraquecimento do corpo, é a apatia da alma." André Maurois, i. E. Émile Herzog,

 

Estamos no Alentejo profundo, mais propriamente no Assumar, numa aldeia profundamente envelhecida e este projecto destina-se a um lar de idosos.
Esperamos que este novo lar permita uma enorme proximidade com a pequena comunidade da aldeia e que ao mesmo tempo que responda às necessidades dos seus utentes, e que consiga atrair para estas instalações a restante população em busca de um espaço agradável onde possa conviver com os residentes e usufruir de algumas valências inexistentes.
A Fundação e Velez do Peso já funcionam como lar numas instalações antigas completamente desadequadas e sem condições.
O edifício proposto tem uma disposição simples e apelativa, grandes espaços com muita luminosidade e zonas de lazer suficientes para desenvolver diversas actividades que permitam quebrar a monotonia e continuar a estimular actividade mental e física. Os serviços de apoio aos residentes e ao apoio domiciliário foram organizados de forma a garantir um funcionamento eficaz e uma rentabilização de todos os funcionários. Tentou-se esquematizar os espaços de forma a concentrar as zonas de serviços e assim evitar a dispersão de funções encontrando ainda espaços adequados ao lazer e descanso dos funcionários.

 

desenvolvido por LBM-Multimedia © 2006 C2ARQUITECTOS - todos os direitos reservados